sábado, 18 de setembro de 2010

Classificação das ondas

Pela forma de propagação:
·         Ondas transversais: são aquelas em que a vibração é perpendicular à direção de propagação da onda;
·         Ondas longitudinais: são aquelas em que a vibração ocorre na mesma direção do movimento;
·         Ondas estacionárias: Ondas estacionárias são ondas que acumulam em certo ponto do ambiente. Ondas estacionárias se formam quando duas ondas idênticas se encontram, se movendo em sentidos opostos.

Polarização

                Ondas transversais podem ser polarizadas. Ondas não polarizadas podem oscilar em qualquer direção no plano perpendicular à direção de propagação. Ondas polarizadas, no entanto, oscilam em apenas uma direção perpendicular à linha de propagação.

Birrefrigência
            Birrefrigência é o termo utilizado para designar o fenômeno ocorrido na aplicação de ondas acústicas sobre um material de propriedades anisotrópicas, o qual a diferença das velocidades de propagação dentro do meio e suas refrações acusam pontos de tensão de compressão e tração no material. É utilizada para detecção de falhas em materiais e peças,

Pela dimensionalidade da onda:
·         Ondas unidimensionais: São aquelas que se propagam numa só direção.
·         Ondas bidimensionais: São aquelas que se propagam num plano.
·         Ondas tridimensionais: São aquelas que se propagam em todas as direções.

O que são ondas?

Ondas

           Uma onda é uma pertubação oscilante de alguma grandeza física no espaçõ e periódica na tempo.
            Fisicamente, uma onda é um pulso enegético que se propaga através do espaço ou através de um meio (físico, sólido ou gasoso). A onda não transporta matéria. Há, entretanto, oscilações sempre associadas ao meio de propagação.

            Uma onda pode ser longitudinal quando a oscilação ocorre na direção da propagação, ou transversal quando a oscilação ocorre na direção perpendicular à direção de propagação da onda.

Gravação, reprodução e expansão do audio

Som Analógico
            O som analógico pode ser entendido como uma replica, em voltagem, das vibrações sonoras do ar. Um microfone capta as vibrações sonoras do ar com uma membrana interna e as transforma em oscilações na corrente que ele manda pelo cabo até o amplificador. De lá até o alto-falante, ocorre a variação de tensão elétrica. Quando o sinal elétrico do áudio chega ao alto-falante, este faz o movimento inverso ao do microfone: seu cone vibra acionado pelas variações elétricas e, assim, põe o ar em movimento, produzindo novamente som mecânico. Entre a membrana do microfone e o cone do alto-falante temos o sinal elétrico do áudio, ou o som analógico. Analógico por se basear numa analogia, ou semelhança, no caso entre as vibrações do ar e as oscilações da voltagem.

Microfonação
            Microfonação pode ser definida como todo processo que capta um som com a finalidade de amplificá-lo ou gravá-lo.

Microfonia

            Microfonia é a realimentação de áudio que ocorre quando um microfone capta o som do dispositivo que emite o som do próprio microfone. Em geral, esta realimentação provoca um ruído de alta frequência (agudo).

Som Digital
            O som digital, ou áudio digital, consiste na representação digital de uma onda sonora por meio de código binário. Quando mandamos o som analógico para uma placa de som de computador ou para uma mesa digital, o sinal elétrico terá que ser digitalizado, ou convertido em informações expressas em números. Na entrada do aparelho onde plugamos o cabo há um conversor analógico/digital, ou AD. Na saída do aparelho, existe um respectivo conversor DA, digital/analógico. O AD precisa transformar voltagens em números. O DA faz o contrário, recriando o som analógico depois dele ter sido processado pelo computador para que o alto-falante possa nos mostrar o resultado. O processo permite que o som seja armazenado e reproduzido por meio de um CD, MiniDisc ou DAT, de bandas sonoras de filmes digitais, de arquivos de áudio em diversos formatos, como WAV, AIFF, MP3, OGG, e de outros meios.

Monaural
            Monaural, ou Mono, é o sistema de gravação e reprodução do som em que não é possível perceber as diferentes posições das fontes sonoras, ou seja, todo o som é transmitido por meio de um único canal, também chamado de monofônico. O sistema monoaural foi sucedido pelo sistema estereofônico

Estereofonia

            estereofonia ou simplesmente, estéreo, consiste num sistema de reprodução do áudio que utiliza dois canais de som monaurais distintos (direito e esquerdo) sincronizados no tempo.

Reprodução estereofônica
            Reprodução estereofônica è a técnica de gravação que tenta recriar o efeito espacial que um ouvinte usualmente experimenta em uma performance realizada ao vivo.


Quadrifônico

 
            Som Quadrifônico também conhecido como estéreo 4.0 usa quatro canais de áudio onde os alto-falantes são posicionados em quatro cantos de um ambiente reproduzindo sons inteiramente ou parcialmente independentes em cada caixa de som.

Áudio multicanal
            Áudio multicanal é a gravação e reprodução do áudio em múltiplos canais, isto é, fontes de som independentes entre si. Ao contrário da estereofonia tradicional, o áudio multicanal usa mais do que 2 canais simultaneamente. O objetivo deste tipo de reprodução, geralmente encontrada em cinemas e home theaters, é envolver o ouvinte com caixas de som e simular a ambiência da gravação.

Som surround

            Som Surround é o conceito da expansão da imagem do som a três dimensões. O Surround recria um ambiente mais realista de áudio, presente nos sistemas de som de cinemas, teatros, entretenimento em casa, vídeos, jogos de computador, dentre outros.
Alta fidelidade
            Alta fidelidade é a reprodução de áudio feita por um aparelho de som com a maior fidelidade possível ao som real. Para tal, deseja-se minimizar os efeitos de ruídos e distorções.


Baixa fidelidade
            A baixa fidelidade descreve uma gravação de som que contém distorção, ruído do ambiente, ou uma gravação que tem baixa frequência de resposta. As gravações de baixa fidelidade contrastam com as de alta fidelidade.

Efeito sonoro
            Efeitos sonoros ou efeitos de áudio são sons criados ou editados artificialmente, utilizados para enfatizar obras artísticas como filmes, programas de televisão, animações, jogos de vídeo, músicas, ou outros meios de comunicação. Na indústria de gravação é frequentemente abreviado como "FX".

 
Flanging
            Flanging é um circuito eletrônico de modificação da tonalidade de um instrumento musical que mistura o sinal com a sua versão retardada uns 25 m/s, o que confere maior amplitude ao som.

Sons Grave e Agudo

Som Grave

            Um som dito grave é um som de baixa frequência da audição humana. Geralmente sons abaixo de 300 Hz são considerados graves. Na musica eletrônica graves não são audíveis por nós; ele é sentido através do balanço do alto-falante, já o médio grave é audível por nós mas não é o verdadeiro "grave". Dependendo de sua intensidade, um som grave pode destruir objetos além de estourar orgãos.

Som Agudo 

            Um som dito agudo é um som de alta frequência da audição humana. Geralmente sons acima de 5 kHz são considerados agudos. Dependendo da vibração, o som agudo pode até quebrar vidros. Sua propagação, tende a ser mais direcional, devido ao curto comprimento de onda.