A Acústica é o ramo da física que estuda o som.
A acústica mensura estes meios, cria instrumentos, tabelas, etc, de forma a fornecer dados necessários aos mais diversos ramos da ciência para a utilização dos sons, de seus meios de propagação e efeitos. A acústica é considerada uma ciência que abrange diversas disciplinas e por elas é abrangida.
Aeroacústica
Aeroacústica é uma área de estudo da acústica que estuda a geração do som (ou ruído) gerado tanto através da movimentação turbulenta do fluido ou através de forças aerodinâmicas interagindo com superfícies.
Bioacústica
A bioacústica é uma ciência multidisciplinar que combina a biologia e a acústica. Geralmente refere-se à investigação da produção sonora, sua dispersão através de um meio elástico e sua recepção pelos animais, incluindo os humanos.
Na acústica subaquática e na ictiologia acústica o termo também é usado para significar o efeito de plantas e animais no som propagado embaixo d'água.
Hidroacústica
Hidroacústica, também conhecido como acústica submarina ou acústica subaquática, é o estudo da propagação do som na água e a interação das ondas mecânicas, que constituem o som, com a água e seus limites.
Cimática
Cimática é o estudo das ondas. Está associado aos padrões físicos produzidos pela interação de ondas sonoras em um meio.
Psicoacústica
A psicoacústica estuda a percepção subjetiva das qualidades (características) do som: intensidade, tom e timbre. Estas qualidades ou características do som estão, por sua vez, determinadas pelos próprios parâmetros do som, principalmente, frequência e amplitude.
Os parâmetros psicoacústicos mais relevantes são:
· Sonoridade: percepção subjetiva da intensidade (amplitude) sonora;
· Altura: está ligada à percepção do tom;
· Timbre: é a capacidade que nos permite diferenciar os sons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário