quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Espectro Sonoro

Espectro Sonoro

            O conjunto de todas as frequências possíveis para as ondas sonoras é denominado espectro sonoro. De acordo com a frequência da onda sonora classifica-se infra-som; som audível e ultra-som.

Ultrassons

        Ultrassom é um som a uma frequência superior àquela que o ouvido do ser humano pode perceber, aproximadamente 20.000 Hz (ou 20 MHz). O cão, golfinho e o morcego, têm um limite de percepção sonora superior ao do ouvido humano:

Morcego:
        Os morcegos são animais que emitem sons que vão de 10.000 Hz a 120.000 Hz. Estes animais também conseguem ouvir sons de 1000 a 120.000 Hz.

Cão:


        Os cães podem emitir sons de 452 a 1080 Hz enquanto que conseguem ouvir de 15 Hz a 50.000 Hz. Contudo deve-se levar em conta que para os cães sons acima de 20.000 Hz se tornam incomodos para estes animais.

Gato:

            Os gatos conseguem emitir sons de 760 a 1520 Hz enquanto que conseguem captar sons de 60 a 65.000 Hz.
Golfinho:


        Os golfinhos conseguem emitir sons de 7.000 a 120.000 Hz enquanto que conseguem captar sons de 150 a 150.000 Hz.

 Sons Audíveis

            Os ditos sons audíveis são sons que se encontram entre 20 e 20.000 Hz, ou seja, é a faixa de frequência sonora que os seres humanos conseguem ouvir. Esta faixa se localiza entre os infrassons e ultrassons. Contudo, deve-se lembrar que para os seres humanos sons acima de 5000 Hz são sons desagradáveis. Os seres humanos têm a capacidade de emitirem sons de 85 a 1100 Hz.

Infrassons

            Infrassons são ondas sonoras extremamente graves, com frequências abaixo dos 20 Hz, não audível pelo homem. Ondas infrassônicas podem se propagar por longas distâncias, pois são menos sujeitas às perturbações ou interferências que as de frequências mais altas.
            Infrassons podem ser produzidos pelo vento e por alguns tipos de terremotos. Sua potência pode destruir construções e até mesmo estourar órgãos humanos. Assim como nos ultrassons, certos animais como tigres, elefantes, baleias, hipopótamos, girafas, jacarés, ocapis, etc tem a capacidade de ouvir sons infrasonicos:

Tigre:

            Os tigres consegue ouvir até 1 Hz. Seu rugido pode paralisar suas presas pelo fato de ser muito grave. Em um teste de grupo com voluntários, o infra-som emitido por um tigre siberiano causou sensação de ansiedade, perigo e medo em 95% das pessoas.


Elefante:
            Os elefantes se comunicam através de ondas infrassônicas terrenas; estas ao serem emitidas mesmo a longas distâncias são captadas por seus pés, unhas ou tromba. Estas ondas podem ter uma frequência média de 15 a 35 Hz.

5 comentários:

  1. Não tem de pumas? ou Panteras? e.e' To precisando mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Não tem de Linces? Eu estou a precisar urgentemente!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagem, rica em informações, e de grande proveitobaoa estudiosos e curiosos no assunto.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela postagem, rica em informações, e de grande proveitobaoa estudiosos e curiosos no assunto.

    ResponderExcluir