sábado, 18 de setembro de 2010

Descrição física das ondas

          Ondas podem ser descritas usando um número de variáveis, incluindo: frequência, comprimento de onda, amplitude e período, etc.

Frequência
           Frequência é uma grandeza física ondulatória que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações, etc.) em um determinado intervalo de tempo.

Amplitude
           Amplitude de uma onda é a medida da magnitude da máxima perturbação do meio durante um ciclo da onda.

Comprimento de onda
           Comprimento de onda é a distância entre valores repetidos num padrão de onda; representada pela letra grega lambda (λ).

Período
            Período é o tempo necessário para que um movimento realizado por um corpo volte a se repetir. O período é usualmente representado pela letra T.

Intensidade
            É o fluxo de energia por unidade de área. O significado de intensidade é “volume”. É medida em dB (decibéis).
            A faixa de frequências em que a percepção é mais sensível é aquela normalmente utilizada pela música. Isso permite que as variações de intensidade ao longo da música (dinâmica musical) sejam melhor percebidas, dando maior riqueza à experiência musical.

Exs:
·         Brisa - 10 dB
·         Conversa baixa - 20 dB
·         Sala de aula - 40 dB
·         Trânsito pesado – 60 dB
·         Cirene – 80 dB
·         Banda de rock – 100 dB
·         Turbina de avião – 120 dB

Fase
            A fase refere-se a dois conceitos intimamente relacionados:
·         Fase de um ponto da onda é a característica desse ponto em termos da sua amplitude local e da variação local dos valores da propriedade periódica (pressão do ar nas ondas sonoras).
·         Fase de uma onda (por inteiro) diz-se de quanto uma onda difere de outra de igual frequência e comprimento de onda no que toca às diferenças de fase em cada um dos seus pontos em igual distância da fonte e igual tempo.

Frente da onda
            Uma frente de onda é o conjunto de pontos do meio que são alcançados no mesmo instante pela mesma fase duma onda. Pelo princípio de Huygens, cada ponto de uma frente de onda, pode ser considerado uma fonte de ondas secundárias, produzidas no sentido de propagação e com a mesma velocidade do meio. Podemos dizer que a frente de onda anterior é considerada como um gerador de uma nova frente de onda, ou ainda que a frente de onda separa a região "perturbada" da região não perturbada.

Velocidade do som
            A velocidade do som é a distância percorrida por uma onda sonora por unidade de tempo. Essa velocidade se situa aproximadamente entre 325 e 349 m/s. Acima disto é a velocidade supersônica; abaixo é a velocidade subsônica. Além destas ainda existe as velocidades hipersônica (acima de supersônica) e transônica (entre as velocidades sub e supersônica). Para medir estas velocidades se emprega a unidade de medida Mach, sendo:

·         Subsônica: Ma < 1
·         Transônica: 0.8 < Ma <1.2
·         Sônica: Ma = 1
·         Supersônica: Entre 1.2 Ma e 5 Ma
·         Hipersônica: Ma > 5


Barreira do som
            A barreira do som é a aparente barreira física que dificulta grandes objetos de atingirem velocidades supersônicas. Quando um objeto qualquer, como um avião, se desloca na atmosfera, comprime o ar à sua volta, principalmente à frente. Desta forma cria ondas de pressão. Se o avião acelerar para uma velocidade igual a do som este estará comprimindo o ar à sua frente e acompanhando as ondas de pressão com a mesma velocidade de sua propagação. Isso resulta num acúmulo de ondas, formando uma muralha de ar. Esse fenômeno é conhecido como Barreira Sônica.

Estrondo sônico
            Quando o ar em fluxo supersônico é comprimido, sua pressão e densidade aumentam, formando uma onda de choque. Em vôo supersônico, o avião produz inúmeras ondas de choque. As ondas de choque geradas por um avião em vôo supersônico atingirão o solo depois da passagem do avião que as está produzindo, pois esse é mais veloz. Um observador no solo ouvirá um forte estampido assim que as ondas de choque o alcançarem. Esse estampido é conhecido como 'estrondo sônico', e sua intensidade depende de vários fatores, tais como dimensões do avião, forma do avião, velocidade do vôo e altitude. Esse fenômeno pode quebrar vidros, causar rachaduras em paredes muros e outros estragos

Propriedades características da onda

Propriedades características
·         Reflexão - Quando uma onda volta para a direção de onde veio;
·         Refração - A mudança da direção das ondas;
·         Difração - Quando uma onda transpõe um obstáculo;
·         Interferência - Adição ou subtração das amplitudes das ondas; Quando o som é forte a interferência é construtiva e quando fraco a interferência é destrutiva;
·         Dispersão - a separação de uma onda em outras de diferentes frequências;
·         Vibração

Reverberação
            Reverberação é a reflexão múltipla de uma frequência. Em grandes salas fechadas ocorre o encontro do som com as paredes. Esse encontro produz reflexões múltiplas que, além de reforçar o som, prolongam-no durante algum tempo depois de cessada a emissão. É esse prolongamento que constitui a reverberação. A reverberação ocorre quando o som refletido atinge o observador no instante em que o som direito está se extinguindo, ocasionando o prolongamento da sensação auditiva. O excesso de reverberação pode atrapalhar o entendimento sonoro.


Ressonância
       Quando um corpo começa a vibrar por influência de outro, na mesma freqüência deste, ocorre um fenômeno chamado ressonância. Ressonância é a tendência de um sistema a oscilar em máxima amplitude em certas frequências, conhecida como 'frequências ressonantes'. Sistemas ressonantes podem ser usados para gerar vibrações de uma frequência específica, ou para obter frequências específicas de uma vibração complexa contendo muitas frequências. A ressonância é semelhante ao eco. Dentro da ressonância existem duas sub ressonância:

·         Ressonância acústica: é gerada quando uma fonte emite um som de frequência igual à frequência de vibração natural de um receptor.
·         Ressonância de Helmholtz: é um fenômeno que ocorre quando o ar passa por uma cavidade e, devido a isso, ressoa.

Efeito Doppler

            Quando uma pessoa se aproxima de uma fonte sonora fixa, a frequência do som do ouvido é maior do que aquela de quando a pessoa se afasta da fonte. O mesmo resultado seria obtido se a fonte se aproximasse ou se afastasse de uma pessoa parada.
            Observe que, quando há aproximação entre o observador e a fonte, o observador recebe maior número de ondas por unidade de tempo e, quando há afastamento, recebe um menor número de ondas. Essa variação aparente da freqüência de onda é chamada efeito Doppler

Meios de propagação da onda

Meios de Propagação
·         Meios lineares: diferentes ondas de qualquer ponto
·         Meios limitados: são finitos em extensão, caso contrário, são considerados ilimitados;
·         Meios uniformes: suas propriedades físicas não podem ser modificadas;
·         Meios isotrópicos: suas propriedades físicas são as mesmas.

Classificação das ondas

Pela forma de propagação:
·         Ondas transversais: são aquelas em que a vibração é perpendicular à direção de propagação da onda;
·         Ondas longitudinais: são aquelas em que a vibração ocorre na mesma direção do movimento;
·         Ondas estacionárias: Ondas estacionárias são ondas que acumulam em certo ponto do ambiente. Ondas estacionárias se formam quando duas ondas idênticas se encontram, se movendo em sentidos opostos.

Polarização

                Ondas transversais podem ser polarizadas. Ondas não polarizadas podem oscilar em qualquer direção no plano perpendicular à direção de propagação. Ondas polarizadas, no entanto, oscilam em apenas uma direção perpendicular à linha de propagação.

Birrefrigência
            Birrefrigência é o termo utilizado para designar o fenômeno ocorrido na aplicação de ondas acústicas sobre um material de propriedades anisotrópicas, o qual a diferença das velocidades de propagação dentro do meio e suas refrações acusam pontos de tensão de compressão e tração no material. É utilizada para detecção de falhas em materiais e peças,

Pela dimensionalidade da onda:
·         Ondas unidimensionais: São aquelas que se propagam numa só direção.
·         Ondas bidimensionais: São aquelas que se propagam num plano.
·         Ondas tridimensionais: São aquelas que se propagam em todas as direções.

O que são ondas?

Ondas

           Uma onda é uma pertubação oscilante de alguma grandeza física no espaçõ e periódica na tempo.
            Fisicamente, uma onda é um pulso enegético que se propaga através do espaço ou através de um meio (físico, sólido ou gasoso). A onda não transporta matéria. Há, entretanto, oscilações sempre associadas ao meio de propagação.

            Uma onda pode ser longitudinal quando a oscilação ocorre na direção da propagação, ou transversal quando a oscilação ocorre na direção perpendicular à direção de propagação da onda.

Gravação, reprodução e expansão do audio

Som Analógico
            O som analógico pode ser entendido como uma replica, em voltagem, das vibrações sonoras do ar. Um microfone capta as vibrações sonoras do ar com uma membrana interna e as transforma em oscilações na corrente que ele manda pelo cabo até o amplificador. De lá até o alto-falante, ocorre a variação de tensão elétrica. Quando o sinal elétrico do áudio chega ao alto-falante, este faz o movimento inverso ao do microfone: seu cone vibra acionado pelas variações elétricas e, assim, põe o ar em movimento, produzindo novamente som mecânico. Entre a membrana do microfone e o cone do alto-falante temos o sinal elétrico do áudio, ou o som analógico. Analógico por se basear numa analogia, ou semelhança, no caso entre as vibrações do ar e as oscilações da voltagem.

Microfonação
            Microfonação pode ser definida como todo processo que capta um som com a finalidade de amplificá-lo ou gravá-lo.

Microfonia

            Microfonia é a realimentação de áudio que ocorre quando um microfone capta o som do dispositivo que emite o som do próprio microfone. Em geral, esta realimentação provoca um ruído de alta frequência (agudo).

Som Digital
            O som digital, ou áudio digital, consiste na representação digital de uma onda sonora por meio de código binário. Quando mandamos o som analógico para uma placa de som de computador ou para uma mesa digital, o sinal elétrico terá que ser digitalizado, ou convertido em informações expressas em números. Na entrada do aparelho onde plugamos o cabo há um conversor analógico/digital, ou AD. Na saída do aparelho, existe um respectivo conversor DA, digital/analógico. O AD precisa transformar voltagens em números. O DA faz o contrário, recriando o som analógico depois dele ter sido processado pelo computador para que o alto-falante possa nos mostrar o resultado. O processo permite que o som seja armazenado e reproduzido por meio de um CD, MiniDisc ou DAT, de bandas sonoras de filmes digitais, de arquivos de áudio em diversos formatos, como WAV, AIFF, MP3, OGG, e de outros meios.

Monaural
            Monaural, ou Mono, é o sistema de gravação e reprodução do som em que não é possível perceber as diferentes posições das fontes sonoras, ou seja, todo o som é transmitido por meio de um único canal, também chamado de monofônico. O sistema monoaural foi sucedido pelo sistema estereofônico

Estereofonia

            estereofonia ou simplesmente, estéreo, consiste num sistema de reprodução do áudio que utiliza dois canais de som monaurais distintos (direito e esquerdo) sincronizados no tempo.

Reprodução estereofônica
            Reprodução estereofônica è a técnica de gravação que tenta recriar o efeito espacial que um ouvinte usualmente experimenta em uma performance realizada ao vivo.


Quadrifônico

 
            Som Quadrifônico também conhecido como estéreo 4.0 usa quatro canais de áudio onde os alto-falantes são posicionados em quatro cantos de um ambiente reproduzindo sons inteiramente ou parcialmente independentes em cada caixa de som.

Áudio multicanal
            Áudio multicanal é a gravação e reprodução do áudio em múltiplos canais, isto é, fontes de som independentes entre si. Ao contrário da estereofonia tradicional, o áudio multicanal usa mais do que 2 canais simultaneamente. O objetivo deste tipo de reprodução, geralmente encontrada em cinemas e home theaters, é envolver o ouvinte com caixas de som e simular a ambiência da gravação.

Som surround

            Som Surround é o conceito da expansão da imagem do som a três dimensões. O Surround recria um ambiente mais realista de áudio, presente nos sistemas de som de cinemas, teatros, entretenimento em casa, vídeos, jogos de computador, dentre outros.
Alta fidelidade
            Alta fidelidade é a reprodução de áudio feita por um aparelho de som com a maior fidelidade possível ao som real. Para tal, deseja-se minimizar os efeitos de ruídos e distorções.


Baixa fidelidade
            A baixa fidelidade descreve uma gravação de som que contém distorção, ruído do ambiente, ou uma gravação que tem baixa frequência de resposta. As gravações de baixa fidelidade contrastam com as de alta fidelidade.

Efeito sonoro
            Efeitos sonoros ou efeitos de áudio são sons criados ou editados artificialmente, utilizados para enfatizar obras artísticas como filmes, programas de televisão, animações, jogos de vídeo, músicas, ou outros meios de comunicação. Na indústria de gravação é frequentemente abreviado como "FX".

 
Flanging
            Flanging é um circuito eletrônico de modificação da tonalidade de um instrumento musical que mistura o sinal com a sua versão retardada uns 25 m/s, o que confere maior amplitude ao som.

Sons Grave e Agudo

Som Grave

            Um som dito grave é um som de baixa frequência da audição humana. Geralmente sons abaixo de 300 Hz são considerados graves. Na musica eletrônica graves não são audíveis por nós; ele é sentido através do balanço do alto-falante, já o médio grave é audível por nós mas não é o verdadeiro "grave". Dependendo de sua intensidade, um som grave pode destruir objetos além de estourar orgãos.

Som Agudo 

            Um som dito agudo é um som de alta frequência da audição humana. Geralmente sons acima de 5 kHz são considerados agudos. Dependendo da vibração, o som agudo pode até quebrar vidros. Sua propagação, tende a ser mais direcional, devido ao curto comprimento de onda.