sábado, 18 de setembro de 2010

Propriedades características da onda

Propriedades características
·         Reflexão - Quando uma onda volta para a direção de onde veio;
·         Refração - A mudança da direção das ondas;
·         Difração - Quando uma onda transpõe um obstáculo;
·         Interferência - Adição ou subtração das amplitudes das ondas; Quando o som é forte a interferência é construtiva e quando fraco a interferência é destrutiva;
·         Dispersão - a separação de uma onda em outras de diferentes frequências;
·         Vibração

Reverberação
            Reverberação é a reflexão múltipla de uma frequência. Em grandes salas fechadas ocorre o encontro do som com as paredes. Esse encontro produz reflexões múltiplas que, além de reforçar o som, prolongam-no durante algum tempo depois de cessada a emissão. É esse prolongamento que constitui a reverberação. A reverberação ocorre quando o som refletido atinge o observador no instante em que o som direito está se extinguindo, ocasionando o prolongamento da sensação auditiva. O excesso de reverberação pode atrapalhar o entendimento sonoro.


Ressonância
       Quando um corpo começa a vibrar por influência de outro, na mesma freqüência deste, ocorre um fenômeno chamado ressonância. Ressonância é a tendência de um sistema a oscilar em máxima amplitude em certas frequências, conhecida como 'frequências ressonantes'. Sistemas ressonantes podem ser usados para gerar vibrações de uma frequência específica, ou para obter frequências específicas de uma vibração complexa contendo muitas frequências. A ressonância é semelhante ao eco. Dentro da ressonância existem duas sub ressonância:

·         Ressonância acústica: é gerada quando uma fonte emite um som de frequência igual à frequência de vibração natural de um receptor.
·         Ressonância de Helmholtz: é um fenômeno que ocorre quando o ar passa por uma cavidade e, devido a isso, ressoa.

Efeito Doppler

            Quando uma pessoa se aproxima de uma fonte sonora fixa, a frequência do som do ouvido é maior do que aquela de quando a pessoa se afasta da fonte. O mesmo resultado seria obtido se a fonte se aproximasse ou se afastasse de uma pessoa parada.
            Observe que, quando há aproximação entre o observador e a fonte, o observador recebe maior número de ondas por unidade de tempo e, quando há afastamento, recebe um menor número de ondas. Essa variação aparente da freqüência de onda é chamada efeito Doppler

Nenhum comentário:

Postar um comentário