sábado, 18 de setembro de 2010

Gravação, reprodução e expansão do audio

Som Analógico
            O som analógico pode ser entendido como uma replica, em voltagem, das vibrações sonoras do ar. Um microfone capta as vibrações sonoras do ar com uma membrana interna e as transforma em oscilações na corrente que ele manda pelo cabo até o amplificador. De lá até o alto-falante, ocorre a variação de tensão elétrica. Quando o sinal elétrico do áudio chega ao alto-falante, este faz o movimento inverso ao do microfone: seu cone vibra acionado pelas variações elétricas e, assim, põe o ar em movimento, produzindo novamente som mecânico. Entre a membrana do microfone e o cone do alto-falante temos o sinal elétrico do áudio, ou o som analógico. Analógico por se basear numa analogia, ou semelhança, no caso entre as vibrações do ar e as oscilações da voltagem.

Microfonação
            Microfonação pode ser definida como todo processo que capta um som com a finalidade de amplificá-lo ou gravá-lo.

Microfonia

            Microfonia é a realimentação de áudio que ocorre quando um microfone capta o som do dispositivo que emite o som do próprio microfone. Em geral, esta realimentação provoca um ruído de alta frequência (agudo).

Som Digital
            O som digital, ou áudio digital, consiste na representação digital de uma onda sonora por meio de código binário. Quando mandamos o som analógico para uma placa de som de computador ou para uma mesa digital, o sinal elétrico terá que ser digitalizado, ou convertido em informações expressas em números. Na entrada do aparelho onde plugamos o cabo há um conversor analógico/digital, ou AD. Na saída do aparelho, existe um respectivo conversor DA, digital/analógico. O AD precisa transformar voltagens em números. O DA faz o contrário, recriando o som analógico depois dele ter sido processado pelo computador para que o alto-falante possa nos mostrar o resultado. O processo permite que o som seja armazenado e reproduzido por meio de um CD, MiniDisc ou DAT, de bandas sonoras de filmes digitais, de arquivos de áudio em diversos formatos, como WAV, AIFF, MP3, OGG, e de outros meios.

Monaural
            Monaural, ou Mono, é o sistema de gravação e reprodução do som em que não é possível perceber as diferentes posições das fontes sonoras, ou seja, todo o som é transmitido por meio de um único canal, também chamado de monofônico. O sistema monoaural foi sucedido pelo sistema estereofônico

Estereofonia

            estereofonia ou simplesmente, estéreo, consiste num sistema de reprodução do áudio que utiliza dois canais de som monaurais distintos (direito e esquerdo) sincronizados no tempo.

Reprodução estereofônica
            Reprodução estereofônica è a técnica de gravação que tenta recriar o efeito espacial que um ouvinte usualmente experimenta em uma performance realizada ao vivo.


Quadrifônico

 
            Som Quadrifônico também conhecido como estéreo 4.0 usa quatro canais de áudio onde os alto-falantes são posicionados em quatro cantos de um ambiente reproduzindo sons inteiramente ou parcialmente independentes em cada caixa de som.

Áudio multicanal
            Áudio multicanal é a gravação e reprodução do áudio em múltiplos canais, isto é, fontes de som independentes entre si. Ao contrário da estereofonia tradicional, o áudio multicanal usa mais do que 2 canais simultaneamente. O objetivo deste tipo de reprodução, geralmente encontrada em cinemas e home theaters, é envolver o ouvinte com caixas de som e simular a ambiência da gravação.

Som surround

            Som Surround é o conceito da expansão da imagem do som a três dimensões. O Surround recria um ambiente mais realista de áudio, presente nos sistemas de som de cinemas, teatros, entretenimento em casa, vídeos, jogos de computador, dentre outros.
Alta fidelidade
            Alta fidelidade é a reprodução de áudio feita por um aparelho de som com a maior fidelidade possível ao som real. Para tal, deseja-se minimizar os efeitos de ruídos e distorções.


Baixa fidelidade
            A baixa fidelidade descreve uma gravação de som que contém distorção, ruído do ambiente, ou uma gravação que tem baixa frequência de resposta. As gravações de baixa fidelidade contrastam com as de alta fidelidade.

Efeito sonoro
            Efeitos sonoros ou efeitos de áudio são sons criados ou editados artificialmente, utilizados para enfatizar obras artísticas como filmes, programas de televisão, animações, jogos de vídeo, músicas, ou outros meios de comunicação. Na indústria de gravação é frequentemente abreviado como "FX".

 
Flanging
            Flanging é um circuito eletrônico de modificação da tonalidade de um instrumento musical que mistura o sinal com a sua versão retardada uns 25 m/s, o que confere maior amplitude ao som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário