domingo, 19 de setembro de 2010

Acústica

Acústica

            A Acústica é o ramo da física que estuda o som.
            A acústica mensura estes meios, cria instrumentos, tabelas, etc, de forma a fornecer dados necessários aos mais diversos ramos da ciência para a utilização dos sons, de seus meios de propagação e efeitos. A acústica é considerada uma ciência que abrange diversas disciplinas e por elas é abrangida.

Aeroacústica
            Aeroacústica é uma área de estudo da acústica que estuda a geração do som (ou ruído) gerado tanto através da movimentação turbulenta do fluido ou através de forças aerodinâmicas interagindo com superfícies.

Bioacústica
            A bioacústica é uma ciência multidisciplinar que combina a biologia e a acústica. Geralmente refere-se à investigação da produção sonora, sua dispersão através de um meio elástico e sua recepção pelos animais, incluindo os humanos.
            Na acústica subaquática e na ictiologia acústica o termo também é usado para significar o efeito de plantas e animais no som propagado embaixo d'água.

Hidroacústica
            Hidroacústica, também conhecido como acústica submarina ou acústica subaquática, é o estudo da propagação do som na água e a interação das ondas mecânicas, que constituem o som, com a água e seus limites.

Cimática
            Cimática é o estudo das ondas. Está associado aos padrões físicos produzidos pela interação de ondas sonoras em um meio.

Psicoacústica
            A psicoacústica estuda a percepção subjetiva das qualidades (características) do som: intensidade, tom e timbre. Estas qualidades ou características do som estão, por sua vez, determinadas pelos próprios parâmetros do som, principalmente, frequência e amplitude.
Os parâmetros psicoacústicos mais relevantes são:
·         Sonoridade: percepção subjetiva da intensidade (amplitude) sonora;
·         Altura: está ligada à percepção do tom;
·         Timbre: é a capacidade que nos permite diferenciar os sons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário