domingo, 19 de setembro de 2010

Série harmônica

Série harmônica
            Série harmônica é o conjunto de ondas composto da frequência fundamental e de todos os múltiplos inteiros desta frequência. De forma geral, uma série harmônica é resultado da vibração de algum tipo de oscilador harmônico.

Frequência fundamental

            Fundamental, é a mais baixa e a mais forte frequência componente da série harmônica de um som. Tecnicamente a fundamental corresponde ao primeiro harmônico. A fundamental é responsável pela percepção da altura de uma nota.

Fundamental ausente
            Uma fundamental ausente é uma frequência fundamental de uma série harmônica que não é audível, mas que pode ser inferida devido à presença das frequências superiores da série. Esta é uma espécie de ilusão auditiva.

Harmônica

            Uma harmônica de uma onda é uma frequência componente do sinal que é um múltiplo inteiro da frequência fundamental.
            Em termos musicais, as harmônicas são componentes de um tom harmônico cujo som é multiplicado por um número inteiro, ou adicionado com uma nota tocada em um instrumento musical. Os múltiplos não-inteiros são chamados de sobretons desarmônicos.

Interharmônicos
            Interharmônicos são as frequências que não são múltiplas inteiras da frequência fundamental.

Altura
            Altura refere-se à forma como o ouvido humano percebe a frequência fundamental dos sons. As baixas frequências são percebidas como tons graves e as mais altas como tons agudos. Tom é a altura de um som na escala geral dos sons.

Altura tonal
            Altura tonal é a propriedade do som que caracteriza os sons graves dos agudos. Está diretamente relacionada à frequência sonora. As altas frequências produzem os sons chamados agudos e as baixas, os sons graves.

Sobretons

            Um sobretom é um componente senoidal de uma forma de onda com frequência maior do que sua frequência fundamental.
            A maioria dos osciladores, quando excitados, normalmente, oscilarão em diversas frequências ao mesmo tempo. Em música isto produz a sensação de se escutar outras frequências (sobretons) acima da menor frequência (a fundamental).

Nenhum comentário:

Postar um comentário