quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Eco e sua aplicações

Eco
            Um eco é uma reflexão de som que chega ao ouvinte pouco tempo depois do som direto. Um eco verdadeiro é uma única reflexão da fonte de som. O intervalo de tempo é a distância extra dividida pela velocidade do som.

 Ecolocalização
            Ecolocalização ou ecolocação é um sentido utilizado para detectar a posição e/ou distância de objetos (obstáculos no ambiente) ou animais através de emissão de ondas ultrassônicas, no ar ou na água, e análise ou cronometragem do tempo gasto para essas ondas serem emitidas, refletirem no alvo e voltarem à fonte sobre a forma de eco (ondas refletidas).

Golfinho: 
            O golfinho consegue produzir sons de alta frequência na faixa de 150 kHz, sob a forma de cliques ou estalidos. A ecolocalização dos golfinhos, além de permitir saber a distancia do objeto e se o mesmo está em movimento ou não, permite saber a textura, a densidade e o tamanho do objeto ou presa.

Orca:
            Grupos sedentários de orcas de muito utilizam da ecolocalização, por meio uma série de diversos estalidos e assobios. Já as orcas nômades, utilizam de estalidos isolados em sua ecolocalização por estas caçam mamíferos, e para tal, necessitam ser sorrateiras.

 Morcego:
            Como o sonar dos golfinhos, os morcegos emitem sons através de sua boca ou narinas. O som bate no obstáculo ou no potencial alimento e ecoa de volta ao morcego, trazendo informações perfeitas sobre o tamanho, o formato e a direção de deslocamento do objeto. Com a ecolocalização um morcego pode capturar presas tão pequenas e finas como um fio de cabelo.

Cachalote
            As cachalotes utilizam o órgão seu órgão do espermacete (substância cerosa da cabeça da cachalote) para auxiliar sua ecolocalização. A forma do órgão pode focar ou alargar o feixe de som emitido em qualquer momento, utilizando-o, inclusive, como resposta acústica a comportamentos de seleção sexual.

Ecolocalização artificial
            A ecolocalização também é chamada de “biosonar”, pois foi a partir do estudo dessa capacidade natural que os seres humanos desenvolveram a “ecolocalização artificial”, de grande importância na aeronáutica, navegação e medicina, como o radar, o sonar e os aparelhos de ultra-sonografia.

Radar:
            Radar é um dispositivo que permite detectar objetos a longas distâncias por meio de ondas eletromagnéticas que são refletidas por objetos distantes. A detecção das ondas refletidas permite determinar a localização do objeto, através de uma antena.

Sonar:
            Sonar é um instrumento auxiliar da navegação marítima. O sonar é emite ultra-sons por um aparelho colocado nos navios, acoplado a um receptor de som. O princípio básico de funcionamento do sonar é a emite de ultra-sons (ondas mecânicas de alta frequência) por um aparelho colocado nos navios, acoplado a um receptor de som. O som emitido propaga-se na água, reflete-se no fundo dos oceanos ou nos objetos (peixes), retorna e é capitado pelo receptor, que registra a variação de tempo entre a emissão e a recepção do som.

Ecossonda:
            Ecossondas são instrumentos que utilizam os princípios da acústica, principalmente do comportamento das ondas de som na água, para detectar submarinos, peixes, ou outros objetos na coluna de água, no oceano ou em outras massas de água.

Ultrassonografia:
            A ultrassonografia (ou ecografia) é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. Utilizam uma frequência desde 2 até 14 MHz, emitindo através de uma fonte de cristal piezoelétrico que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados.
            A criação de uma imagem digital a partir de som se dá em 3 etapas: produção da onda sonora, recepção do eco e interpretação do eco recebido.


 

3 comentários:

  1. Obrigado, sei que não teve nenhum comentário, então nada melhor do que inaugurar isso kkk parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, conteúdo muito bem explicado, parabéns!

    ResponderExcluir